Ame ao Próximo e Negue a si mesmo

imageExiste um fato interessante dentro do “mundo da fé”, que a maioria das pessoas que fazem parte do sistema religioso, ou segue algum tipo de crença, é de se colocar no lugar de um salvador.

Imagina-se todo poderoso e que as suas palavras devem ser levadas ao maior numero de pessoas. Sempre a mesma coisa. Mas veja, querem levar a palavra, a SUA palavra a todos, mas não o ensinamento ou seja, a verdadeira palavra.

Preguiça de ler? Então ouça!

Amar a si mesmo

Ouvimos muito estas palavras, mas elas não refletem a realidade e não me julguem por isso, é um fato e vamos chegar a um entendimento.

As Escrituras ensinam que devemos negar a nós mesmos, ela explana de diversas formas, a principal delas, em meu ponto de vista, são através das palavras de Jesus, o Cristo, no Evangelho de Mateus:

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24

Confirmado em Lucas:

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23

E Reafirmado em Marcos:

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

Isso tudo porque Amar a si Mesmo, como muitos acreditam, não é amor. Não pelo menos um amor verdadeiro como pede as Escrituras ou que é ensinado por Jesus, o Cristo.

Amar a si mesmo é algo egoico, puro e simples égo.

Tudo o que fazemos em benefício próprio, deixamos de fazer a quem necessita, ou seja, buscamos benefícios próprios e isto é errado.

Negar a si mesmo, significa que nossas ações devem ser em benefício do próximo. AMOR é ação à aqueles que necessitam, pois hoje podemos ajudar e amanhã podemos necessitar de ajuda.

imageAmor é completamente sem interesse, doar-se em amor ao próximo significa fazer algo sem esperar nada em troca.

Não devemos nem mesmo fazer esperando por salvação ou por retribuição do Pai.

A isso inclui todas aquelas campanhas de PROSPERIDADE por exemplo, que são divulgadas em igrejas de pedras fendidas.

Porque ao Pai, isso não tem serventia e se você esperar receber algo em troca por “seus favores”, saiba, não tem mérito nenhum e portanto, não merece nada.

Sim, esta é a realidade.

Merecimento ou Mérito, é aquilo que o Pai nos dá, não pela nossa FIDELIDADE a Ele, mas é o que conquistamos com nosso coração. Nosso coração é a Morada do Pai em nós, porque o Pai é Amor.

Quando fazemos aos nossos próximos em AMOR, estamos fazendo em nome do Pai. Praticamos Amor não para receber, mas porque isso é ter o Pai em nós e nós no Pai.

Quando fazemos em benefício próprio, seja para ser visto pelos homens, isso jamais será Amor, amor de verdade e puro.

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:5

Entenderam?

Quem faz em AMOR a si mesmo, faz pelo seu ego e portanto, já recebe por isso. Seja, como já disse, ser visto, ser adorado pelas pessoas ou tido realmente como alguém especial e já salvo.

Para aqueles que ainda duvidam disto, as Escrituras definem isso de forma bem simples:

Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 1 Coríntios 3:8

Isso porque, meus amigos, a resposta é bem simples mesmo.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *