Paz na terra aos homens de boa vontade

 

Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
Lucas 2:14

imageTexto importante das Escrituras e do Evangelho de Lucas, porque exibe claramente a intenção do Altíssimo para com a humanidade, mas que esta boa intenção é fortemente dependente da própria humanidade.

Nas Escrituras, numa versão mais clássica e antiga, transliterada, encontramos o texto mais próximo dos textos gregos sem traduções de nomes. Encontramos o mesmo texto, da seguinte forma:

Preguiça de ler? Então ouça!

14“Louvor a Yáohuh Ul (Altíssimo), no mais alto dos shuaólmayao (céus – plural, céu no sentido Divino e não o céu visível, também chamado de firmamento), paz na terra aos homens a quem Yáohuh Ul (Altíssimo) quer bem”.

É interessante esta tradução, uma obra de 1820, porque ela preserva a tradição descrita na Septuaginta, encontradas nas copias originais dos Evangelhos em grego.

As tradições de interpretações nos levam a entender o profundo significado destas palavras, por mais simples que sejam e de fácil entendimento literal, elas possuem um profundo significado e que devem ser analisados de forma mais íntima.

Vamos aplicar aqui o PARDÊS, e tentar entender melhor a profunda mensagem.

No nível literal do PARDÊS, nível 1, literalmente expressa a BENÇÃO dada a humanidade. Apenas a presença do nome Yáohuh Ul (Altíssimo) já denota algo profundo (a dica do segundo nível do Pardês).

Vamos então encontrar outros textos que seguem as regras, q não deve contradizer o que está escrito, e deve ser explicativa.

Servindo de boa vontade como ao Altíssimo, e não como aos homens.
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas.

Efésios 6:7-9

A importância de entender que a paz se conquista com a Boa Vontade, mas o texto deixa claro que a boa vontade aos homens deve ser a mesma, como as pessoas de fé dedicam ao Altíssimo.

Vamos observar que isto quer dizer algo que vemos muito em pessoas religiosas, costumas bem dizer a Deus mas não costumam ter o mesmo tratamento aos irmãos.

Será que ao Pai ele se importa mais com o tratamento que recebe ao tratamento que o próximo recebe? A própria escritura responde a isto:

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
1 João 4:20,21

Existe nas Escrituras, só no Novo Testamento, mais de 4.000 citações sobre o amor ao próximo, o que é um sinal de sua importância.

different-nationalities-2633028_1920Mas como eu sempre digo, Amar ao Próximo não é passar a mão na cabeça, é ajudar em suas necessidades, hoje ajudamos, amanhã podemos precisar de ajuda; ensinar aquilo que temos conhecimento de ser verdadeiro, e saber o que é verdadeiro não é saber porque nos foi dito ou como regra de ser verdade, mas saber porque experimentamos, sentimos e comprovamos. Conhecimento de Causa!

A isto, recorremos a Paulo, que diz que o Amor não se zanga, nem se exaspera ou sente inveja. Primeira carta aos Coríntios, Cap. 13.

Vemos na primeira carta de João, capitulo 4 verso 16:
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
1 João 4:16

E claro, Amar ao Próximo, tentar ensinar e mostrar o que se conhece como verdadeiro, já descrito acima, não será aceito pelo seu irmão de bom grado, ele não compreenderá e não tomará isso como algo bom, porque a LUZ RESPLANDECE NAS TREVAS, MAS AS TREVAS NÃO A COMPREENDE. Ev. João 1 verso 5

Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26

A verdade incomoda aqueles que pelas trevas se conduzem, mas caminhar pelas trevas, não se vê os caminhos e se perdem e não encontram o caminho de volta.

Então as Escrituras adverte sobre o não amor ao próximo:

Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. 1 João 3:14

“Então, Paz na Terra e aos humanos de boa fé”

Este será o tema da live Compreendendo as Escrituras no canal do Rapina no dia 30 de agosto, o link será publicado aqui antes do início da live, às 21 horas

http://www.youtube.com/rapinaoficial

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *