Regra, Lei e Mandamento

imageHoje trataremos de um tema importante mas de fácil compreensão. Acredito que este não seja tão polêmico quanto os outros.

Trata-se do que são regras, Leis e Mandamentos.

Regras, são parâmetros criados pela sociedade afim de que certas tarefas ou conceitos sejam seguidos igualmente por todos.

Preguiça de ler? Então ouça!

Mas regras não possuem força, são como subcategorias dentro de uma categoria maior. O importante é que a categoria maior prevaleça, então se para isso uma regra for quebrada, mesmo que chame a atenção, não terá significado algum desde que a categoria principal funcione.

Isso podemos observar em todos os setores da sociedade, por exemplo, dentro de uma empresa existem as regras internas que são atribuídas para o bom funcionamento da empresa. Mas na demanda geral, cada setor de uma empresa teriam suas próprias regras.

Existe um famoso ditado que diz: “Regras foram feitas para serem quebradas”.

Isso porque, usarei aqui outro exemplo, como na fotografia, existem regras de composição fotográfica, como luz e tempo de exposição. Seguindo estas regras, as fotos ficarão sem dúvidas belas. Mas quebrar estas regras não significam que as fotos ficarão ruins, mas fora de um padrão. É um risco, mas um risco que vale a pena. Você pode ter resultados surpreendentes com isso.

Leis são semelhantes, também são frutos de uma sociedade e desenvolvidas para aquela sociedade, para o tempo desta sociedade. E principalmente, não foram feitas para serem quebradas.

Burlar uma lei não é mesmo que quebrar uma regra. Enquanto quebrar uma regra pode ser considerado uma contraversão, burlar uma lei é considerado crime.

Leis são formadas para que um conjunto de regras sejam cumpridas. Para pôr ordem na sociedade. Porém uma Lei aqui, não significa que ela funcione em outra sociedade, porque ela foi criada com objetivos específicos para a nossa sociedade.

Da mesma forma uma Lei pode ser reformulada, sempre que houver necessidade ela pode ser mudada. Isso por diversos fatores, como por exemplo, uma lei ruim pode ser aperfeiçoada, uma lei antiga pode ser renovada.

Assim sendo, uma lei do século XV, por exemplo, pode não servir mais para os dias de hoje.

A sociedade evolui e por isso suas leis também devem evoluir junto, senão a sociedade fica atrasada ou parada no tempo.

imageMas estas duas primeiras, as regras e as leis, são feitas por humanos e para humanos.

Uma sociedade laica, significa que as leis são criadas através de um parlamento escolhido pelo povo. Uma sociedade religiosa, suas leis são criadas e aceitas por seus sacerdotes.

Enquanto a sociedade laica as leis são atribuídas ao povo, a sociedade religiosa as leis são atribuídas a Deus. Isso é um fato antigo e bem percebido nas escrituras, onde as mais de 600 leis mosaicas são atribuídas a Deus, no entanto não é bem assim.

Elas foram criadas por Moisés e seus conselheiros para o povo de Israel coma finalidade de que o povo cumprisse os Mandamentos.

E lembre-se, as leis de uma nação não necessariamente servirá a outras nações, principalmente no caso de leis regida por uma sociedade religiosa.

E lembre-se também, que uma lei pode ficar ultrapassada com a evolução da sociedade. Com o passar do tempo, com a expansão e com suas culturas.

As leis mosaicas foram criadas unicamente porque seu povo era ruim de coração, duros para consigo e principalmente para com os outros. E por serem tão ruins, não conseguiram cumprir com os Mandamentos, nem mesmo por um dia.

Mandamentos estão acima das Leis e consequentemente, muito acima das regras.

Os Mandamentos, melhor seria chama-los de ensinamentos, não se quebra nem se burla. A Eles não se escapam, porque são parte da criação e neles habita a sabedoria do saber viver.

Um exemplo, em qualquer sociedade do mundo, mesmo as indígenas primitivas, desde que o ser humano adquiriu faculdades sapientes e deixou de ser um animal “irracional”, matar é uma violência contra o ser, contra a natureza, contra o Pai e contra tudo. Assim ela é demonstrada em Gênesis na história de Caim e Abel.

Este mandamento sempre será assim e nunca mudará. Não precisa evoluir nem se aperfeiçoar, já é perfeito e por isso faz parte da criação. Matar é um crime e sempre será. Não importa Leis nem regras que digam o contrário. É um crime contra a Natureza do Pai.

Os Dez Mandamentos é a forma como o Pai expressou tudo o que um ser humano precisa ser. Mas precisou escrevê-las em pedra para um povo duro seguir e que não conseguiram.

Vamos a eles sem as modificações atuais:

Amar a Deus;

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu escravo, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10º Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem coisa alguma do teu próximo.”

Em Mateus Jesus diz o seguinte:

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:37-40

Aqui Jesus se refere aos 10 Mandamentos, já que a Lei Mosaica e os profetas partem destes princípios. Os 4 primeiros Mandamentos se resumem no Primeiro Grande Mandamento (Amar a Deus) e os 6 últimos Mandamentos se resumem no Segundo Grande Mandamento (Amar ao próximo)

Mas Jesus diz também:

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7:12

Mas é extremamente importante entender o que ele diz e explica. Basta ler as escrituras:

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20

Toda a Lei e seus preceitos, assim como TODOS os Mandamentos se resumem APENAS e TÃO SOMENTE num único Mandamento, não são dois, mas apenas UM como apenas Um é o Pai, que é este:

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
João 15:12

Apenas isso.

imageNão tente se convencer ou deixar se convencer que havemos de observar a Lei, que devemos amar a Deus antes de nosso próximo e bla bla bla… Porque o Messias Jesus, o mais sábio, foi claro: “AME AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO!”

Este é o Mandamento, que substitui os dez, todas as leis e qualquer regra existente!

O sistema religioso, esta porcaria que deveria deixar de existir, fará de tudo para que você não veja isso e ainda pior, fara você entender, mesmo que subconsciente, que para estar perto do Pai é preciso estar na igreja enquanto eles MATAM E ROUBAM.

Mas vamos ver então se você precisa do sistema ou apenas precisa estar no Pai e o Pai em você. Mas nas palavras de Jesus e não nas minhas. Você prefere ouvir a quem, o Messias Jesus ou aos ladrões do sistema religioso, engravatados e lustrosos? Então vamos lá:

1º O pai é Amor!

2º É impossível amar a Deus que não se vê se não ama a teu irmão que você vê.

O Primeiro grande mandamento é Amar a Deus de todo coração é o resumo dos 4 primeiros mandamentos;

E não se pode Amar ao Pai se não Ama o teu irmão. E amar ao próximo como a ti mesmo é o resumo dos outros 6 mandamentos…

Oras então é só observar, todos os Mandamentos se resumem em apenas UM MANDAMENTO: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
João 15:12

Este mandamento não acaba com os dez Mandamentos e também não acaba com a Lei nem os profetas, mas Cumpre com todos ao mesmo tempo, por isso jesus diz “que não veio abolir a Lei e os Profetas, mas cumprí-los!

Se precisamos Amar tão somente e este é o Maior dos Mandamentos, porque você ainda precisa de uma religião? Que na verdade só te afasta do Amor. E Amar é estar no Pai e o Pai em nós, porque o Pai, bem, o Pai é AMOR!

 

Leia todo o capitulo 15 do Evangelho de João, não apenas os versos. usamos somente os versos para exemplificar e não ficar ainda mais longo estes textos. Porém o correto é sempre ler todo o conteúdo, ou pelo menos todo o capítulo, assim conheceremos todo o conceito que o autor quis deixar e não apenas fragmentos.

Para compreender um pouco mais como se deve ler clique aqui e veja a matéria Leitura sem Intromissão.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *